Assine nosso feed

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Miyamoto Musashi

Ilustração de Takehiro Inoue


Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin (1584 - 1645) nasceu na vila Miyamoto, provincia de Harima no Japão e é considerado o maior samurai de todos os tempos. Foi iniciado na arte da espada por seu pai e começou a vida de lutas com apenas 13 anos quando venceu em duelo um famoso samurai na época chamado Arima Kihei. Apartir daí se tornou um Ronin (samurai que vaga, buscando desafios) adquirindo a esperiência que culminou na criação de seu estilo, o Niten Ichi Ryu onde o guerreiro se utiliza de duas espadas.


Local da batalha entre Musashi
e a escola Yoshioka.



Alcançou a incrivel marca de vencer todos os duelos que disputou, foram mais de 60 vitórias consecutivas. Musashi também foi artista dedicando-se a pintura, caligrafia e escultura. Mas seu destaque fora dos duelos ficou mesmo na escrita. Escreveu varios livros sobre estratégia de combate, sendo o mais famoso O Livro dos Cinco Anéis de 1645, pouco antes de sua morte.


Pintura feita pelo próprio Musashi.


Semelhante ao Arte da Guerra de Sun Tsu, O Livro dos Cinco Anéis teoriza diversas estratégias úteis tanto para o espadachim quanto para o homem comum. É dividido em cinco partes: Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio. Abaixo vai um pequeno fragmento do Vazio:

“Por Vazio entendo o que não tem princípio e não tem fim. Atingir este princípio significa não atingir este princípio.O Caminho da Estratégia é o Caminho da Natureza. Quando se consegue aprender a força da natureza, conhecer o ritmo de qualquer situação, consegue-se atacar o inimigo naturalmente e golpear naturalmente.”

“Este é o Caminho para os que desejam aprender Estratégia:

* Não pense com desonestidade
* O Caminho está no treinamento
* Faça contato com todas as Artes
* Conheça o Caminho de todas as profissões
* Aprenda a distinguir ganhos de perdas
* Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreensão do todo.
* Perceba as coisas que não podem ser vistas
* Preste atenção até ao que não tem importância
* Não faça nada que de nada sirva”



A história e obra de Musashi é muito interessante e vasta, não cabendo nesse pequeno post. Por isso vou passar uma bibliografia pra quem estiver mais interessado:

* MUSASHI, Miyamoto. O Livro dos Cinco Anéis - Gorin No Sho (Revisão Sensei Jorge Kishikawa, Apresentação Shihan Gosho Motoharu, Tradução por Dirce Miyamura) Editora Conrad, 2006.

* Scott Wilson, William. O Samurai - A vida de Miyamoto Musashi Estação Liberdade, 2006.

* MUSASHI, Miyamoto. Gorin No Sho: O Livro dos Cinco Elementos. (Notas de Watanabe Ichiro, Tradução por José Yamashiro) São Paulo: Cultura Editores Associados, 1992.

* YOSHIKAWA, Eiji. Musashi (2 volumes) Estação Liberdade, 1999.

E é bom lembrar que existe o mangá de Takehiro Inoue, Vagabond, sobre o qual já escrevi umas linhas anteriormente. Nele é possivel acompanhar o desenvolvimento de outro grande samurai da época, o Sasaki Kojiro, maior rival de Musashi. Os dois protagonizaram a lendária batalha da ilha de Funashima.


Monumento lembrando a batalha com Kojiro.




0 comentários:

Postar um comentário