Assine nosso feed

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também

domingo, 4 de julho de 2010

Os estilos do Tai Chi Chuan

Muitos acham que o Tai Chi Chuan é composto de um único estilo, mas essa é uma visão errada e venho aqui para coloca-la por terra.
Como cada pessoa incorpora o seu estilo pessoal a arte marcial que se estuda, não é de se impressionar que existam diferentes estilos. Existem cinco estilos de Tai Chi Chuan, esses são: Chen, Yang, Wu/Hao, Wu e Sun. Todos os cinco estilos seguem a mesma filosofia, por isso a erronêa ideia de que o Tai Chi Chuan não apresenta estilos diferentes.


Estilo Chen: Foi criado por Chen Wangting e apresenta movimentos rápidos e lentos, que se combinam com pulos e movimentos bruscos.

Estilo Yang: Criado por Yang Luchan que por sinal aprendeu a forma velha da família Chen (com Chen Wangting). Os movimentos do estilo Yang são lentos, contínuos, suaves e abertos. É o estilo mais popular atualmente.

Estilo Wu/Hao: O estilos Wu veio de Wu Yuxiang, ele apresenta uma mescla dos estilos Yang e Chen é lento, plano, pequeno e as posturas são altas. Wu Yuxiang aprendeu com Yang Banhou(2ª geração da família Yang) e então aprendeu com Chen Qingping(14ª geração da família Chen). Wu/Hao é a menor forma.

Estilo Wu: O estilo Wu  sua criação é dada a uma dupla, Wu Quanyu e Wu Jian Quan que aprenderam de Yang Banhou. O interessante desse estilos era que eles inclinavam o corpo deles para o lado, mas quando isso ocorria eles pensavam estar retos(fato curioso!!!).

Estilo Sun: Sun Lutang aprende de Hao Weijian. Os movimentos deles combinam 3 estilos diferentes juntos, esses são: Tai Chi Chuan Wu/Hao, Hsing I Chuan e Bagua Chuan.

Essas são as diferenças básicas dos 5 estilos do Tai Chi Chuan. Entretanto a filosofia do Ying e Yang esta presente em todos os estilos.

O príncipio que eu acho mais importante na pratica do Tai Chi Chuan é:

Usar a mente e não a força: na prática do Tai Chi Chuan, todo o corpo esta relaxado e não há ideia de força bruta ou endurecida nas veias ou juntas por trás dos movimentos do corpo. Se os meridianos não estiverem bloqueados a energia vital vai circular no corpo inteiro. Mas se os meridianos forem preenchidos com força bruta, a energia vital não será capaz de circular e consequentemente o corpo não vai se mover facilmente ou suavemente. Deve-se assim usar a mente ao invés da força bruta, pois assim a energia vital irá seguir a consciência e circular por todo o corpo. Através da prática persistente seremos capazes de cultivar e desenvolver uma força interna genuína. Isto é o que os mestres em Tai Chi Chuan chama de "Flexível na aparência, mas poderoso na essência".

Espero ter ajudado um pouquinho, permitindo assim abrir um pouco os horizontes desse excelente estilo que é o Tai Chi Chuan.

0 comentários:

Postar um comentário