Assine nosso feed

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Arte, luta e história


Esse é o meu primeiro post como colaborador do blog e quero que seja especial. Por isso vou escrever sobre um belissimo mangá que tem tudo a ver com artes marciais e cultura oriental. O nome deste mangá é Vagabond.



Vagabond é baseado no livro Musashi de Eiji Yoshikawa lançado em forma de folhetim entre 1935 e 1939 contando a história do maior samurai do Japão. Vou falar mais especificamente sobre o Musashi no proximo post.

O mangá possui boa narrativa e revela vários aspectos da cultura oriental, focando-se principalmente no processo de formação do guerreiro samurai e no contexto histórico; incluindo aí os feudos, bandoleiros caçadores de recompensas e desafios entre os diferentes estilos da arte espadachim.

Sendo assim, o mangá foge completamente dos estereótipos contidos em outros quadrinhos japoneses. Nada de monstros escalafobéticos, dramas bobos e heróis padrão. Vagabond é um mangá adulto.

Seu adaptador e desenhista, Inoue Takehiro, que antes havia feito sucesso com mangás de basquete(!), produz até hoje essa obra prima que já ganhou importantes prêmios como o Kodansha Manga Award em 2000 e o Osamu Tezuka Culture Award em 2002.



O motivo de chamar o trabalho de "obra prima" vai para muito além de seu roteiro. O mais cativante do mangá é o seu desenho, que posso apostar, é um dos mais realistas e originais da história dos quadrinhos japa. Se utilizando de bom dominio dos estudos anatômicos, Inoue também arrasa nas capas e ínicios dos volumes, que exigem cor, mostrando habilidade invejavel com a tinta aquarela.

A editora detentora dos direitos do mangá no Brasil é a Conrad que o lançou primeiramente em versão standart, correspondente a metade do volume japa, e depois na chamada edição de luxo que está atualmente paralizada por motivos contratuais.

Pra quem quiser baixar a versão digitalizada da obra pode visitar o site brasileiro VagaProject , o download é gratuito bem ao estilo internet mesmo. Também devo separar um post futuro só para comentar as ilustrações do Inoue.




2 comentários:

Luiz Alberto disse...

Bacana, vou baixar! Será que vão produzir algum Anime?

Danilo Bittencourt disse...

Por enquanto não existem nem rumores sobre um possivel anime, mas quem sabe?

Postar um comentário