Assine nosso feed

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também

terça-feira, 29 de junho de 2010

Origem do Tai Chi Chuan


 Os historiadores atribuem a origem do termo "Tai Chi" ao Livro das Mutações, que apareceu na Dinastia Zhou (1100-770 a.C.). A palavra "Tai Chi" significa, "elevação", "sublimação", "purificação", e o temo Tai Chi Chuan apresenta o mesmo significado. No fim do 18º século Wang Zongyue, um mestre de Wushu na província de Shanxi, fez um livro intitulado "On the Tai Chi Chuan", no qual ele tentou explicar esta arte marcial com os princípios fisiológicos do yin e yang. A partir de então, essa forma de treinamento físico tem sido muito realizada e batizada desde então de "Tai Chi Chuan".

No que diz respeito a origem do Tai Chi Chuan e seu fundador, há opiniões diferentes. Essas são:



A origem é atribuída à aldeia Chenjiagou

Os defensores dessa visão acreditam que o Tai Chi foi fundado no final da Dinastia Ming (1368-1644) por Chen Wangting. Os protagonistas dessa visão, Tang Hao e Gu Liuxin, dois pesquisadores de renome na história do Wushu(Kung Fu). Segundo Tang Hao, a origem é dada a partir do fato de que Yang Luchan (Fundador do estilo Yang) ter aprendido com Chen Changxing(1771-1853) do vilarejo de Chenjiagou, sendo assim o Tai Chi Chuan foi criado por Chen Wangting(1600-1680). Esta é a versão considerada oficial pelo governo chinês.

O Tai Chi Chuan foi fundado por Chang San Feng

Esta opinião foi criada antes da acima mencionado, era por sua vez muito popular. No livro "Todos os exercícios de Tai Chi Chuan", o que foi escrito por Yang Chengfu (1883-1936), afirma: "No fim da dinastia Song (960-1279) foi fundado o Tai Chu Chuan por Zhang San Feng e em seguida entregue a Zongyue Wang, e por sua vez a Chen Zhoutong. "  Segundo uma das histórias registradas sobre este Mestre, Chang Sang Feng, vivia num templo taoísta do Monte Wudang, onde teria criado “As 13 posturas fundamentais do Tai Chi” ao observar a luta entre um pássaro (Grou) e uma cobra. Nesta observação constatou como a flexibilidade pode sobrepor à rigidez, compreendendo como esta alternância entre o Yin e o Yang presente nos ciclos da natureza podem ser integradas às práticas de movimentos, concebendo assim a base da arte marcial que depois passou a ser chamada de Tai Chi Chuan. Por ser um ponto de vista um pouco místico nem todos acreditam nessa história.

Wang Zongyue foi o fundador do Tai Chi Chuan
Wang Zongyue fez o livro sobre o Tai Chi Chuan, no qual explicou a teoria e técnicas de Tai Chi Chuan sistematicamente. Algumas pessoas estão convencidas de que Zongyue Wang, que era um mestre de Wushu famoso que analisou as experiências de seus antecessores, e destas desenvolveu o Tai Chi Chuan, que ele, então, introduziu na aldeia Chenjiagou. Seja como for, o nome Wang Zongyue é encontrado, pelo menos em um documento antigo na qual é dito que Jiang Fa é que tinha passado o Tai Chi Chuan para Chen Changxing.


O Tai Chi Chuan é das Montanhas Wudang


O Wushu chinês está intimamente associado com a religião. A partir desse princípio se tem a teoria de que o Tai Chi Chuan originou-se nas montanhas Wudang, em um templo Taoísta. Os defensores deste ponto de vista dizem que a realização da imortalidade, foi uma das principais preocupações do taoísmo chinês e dos sacerdotes taoístas nas Montanhas Wundang; o Tai Chi Chuan foi inventado para esses propósito. Eles estavam convencidos de que as respirações profundas, combinadas com exercícios físicos podiam prolongar a vida, pois assim ocorreria um bom fluxo de energia vital no corpo. Segundo essa teoria as principais funções do Tai Chi Chuan são:

  • A purificação dos canais para o fluxo de energia
  • Regulação do fluxo de energia
  • Aumentar a circulação


Desta forma iria aumentar a resistência à doença e assim prolongar a vida.


Embora a origem do Tai Chi Chuan seja conflituosa,os princípios pelos quais foi fundado e desenvolvido, são amplamente aceitos.

0 comentários:

Postar um comentário