Assine nosso feed

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Pensamento Oriental

Por Bernadette Siqueira Abrão

É difícil precisar o instante - se é que houve um - em que a história do pensamento começoi. Poder-se-ia considerar, talvez, os mitos e as lendas que nos chegaram como primeiras tentativas de explicação do mundo e de seus fenômenos, mas essa seria uma empresa arriscada. Essa fase da aventura humana perdeu-se em milênios de caminhada, e hoje, envolta de mistérios, pouco ajuda a elucidar como o homem iniciou a jornada que o acabaria levando à filosofia e à ciência.
Para resolver esse impasse, estudiosos e especialistas elegeram como ponto de partida os séculos VI e V antes de Cristo. Nesse período, testemunha do surgimento de homens como Sócrates (Grécia), Buda(Índia) e Lao-tsé (China), toma forma um pensamento mais aberto à nossa compreensão, o qual, herdeiro das tradições culturais de um passado ainda mais remoto, é também marco de uma etapa que levaria o homem a procurar o sentido do mundo e da vida na própria realidade, na própria natureza. é o momento em que os deuses vão perdedndo seu papel como origem de todas as coisas, e que o raciocínio passa a ocupar o espaço antes destinado ao mito. É o fazem, por exemplo, os pensadores que viviam nas colônias gregas da Jônia, em meados do século VI a.C. e a partir daí nasce o que mais tarde seria conhecido como filosofia ocidental.
No oriente, o panorama é outro. Lá, Filosofia, mito e religião entrecruzam-se por muito tempo. Enquanto os gregos tentavam descobrir o que é o homem, o pensamento oriental avançava no sentido de sistematizar doutrinas. Na mesopotâmia, em 4000 a.C. assírios e caldeus estruturaram uma visão de mundo que perdurou até Zoroastro propor um deus único e fazer uma reforma religiosa, no atual Irã. Na Índia, os textos dos Vedas (Livros do Saber) já influenciavam as mentes em 1500 a.C., mais tarde assistiu a expansão do misticismo do Tao e à sistematização religioso-político-familiar de Confúcio, que moldou a sociedade chinesa dos séculos seguintes.

0 comentários:

Postar um comentário